...em Bangalore, na Índia. | Qualquer que seja a maneira na qual o hindu defina a meta de sua vida, existem diversos métodos (yôgas) que os sábios ensinaram para se atingir aquela meta. Textos dedicados ao ioga incluem o Bagavadgitá (Bhagavad Gita), os Yôga Sutras, o Hatha Yôga Pradipika, a Gheranda Samhita, entre outros, e, como sua base filosófico-histórica, os Upanixades. Os caminhos que um indivíduo pode seguir para atingir a meta espiritual da vida (moksha ou samadhi) incluem, entre outros: Bhakti Yoga (o caminho do amor e da devoção); Karma Yoga (o caminho da ação correta); Raja Yoga (o caminho da meditação); Jnana Yoga (o caminho da sabedoria); e Raja Yoga (o caminho da união real).
O aumento da flexibilidade é um dos benefícios mais óbvios do Yoga. Durante a sua primeira aula você provavelmente não vai conseguir tocar seus dedões, mas não se preocupe.
Ter músculos fortes é muito mais importante do que ter uma boa aparência. Eles nos protegem de doenças como artrite e dor nas costas, além de prevenir queda em idosos, uma das grandes causas de morte nessa idade.
Toda vez que você pratica Yoga, leva suas articulações ao máximo do movimento que elas podem fazer. Isso previne a artrite porque faz o liquido sinovial(que nutre a articulação) fluir, diminuindo o atrito entre cartilagens e ossos.
O professor Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin, constatou que os iogues tem uma maior atividade do córtex pré-frontal, que é relacionado a felicidade e a função imunológica.
O Yoga ajuda a controlar o açúcar no sangue e a diminuir o LDL, o colesterol ruim, enquanto aumenta o HDL, o colesterol bom. Pessoas com diabetes acham no Yoga uma forma de prevenção.
Um componente importante do Yoga é manter você focado no presente. Estudos descobriram que o Yoga pode melhorar a oordenação motora, o tempo de reação, a memória e até mesmo seu QI.